Sobre o eDay

Antes de falar sobre o eDay, vamos conhecer um pouco mais sobre seu país fundador: a Nova Zelândia.
Sendo um dos menores e mais afastados países desenvolvidos do mundo, New Zealand, como é chamada em inglês, é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais.

 Governado pela Rainha Elizabeth, a Nova Zelândia é um  país desenvolvido que se posiciona muito bem em comparações internacionais sobre o desenvolvimento humano (o terceiro no mundo), qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade econômica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa e proteção das liberdades civis e dos direitos políticos. Suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo.


O eDay

O eDay é uma iniciativa para sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da reciclagem de resíduos eletrônicos, pois são prejuciais à natureza, se despejados de maneira errada. O eDay  coleta este lixo eletrônico oferecendo uma maneira fácil para as famílias e as escolas disporem de computadores e celulares velhos de uma forma ambientalmente correta.

O evento foi lançado em Wellington, em 2006, com um evento extremamente bem sucedida patrocinado pela Dell. Cinquenta e quatro toneladas de hardware de computador não utilizados foram coletados em um dia. Em 2007, o Eday foi estendido para 12 locais em toda a Nova Zelândia, onde um total de 6.900 carros transportaram 415 toneladas de lixo eletrônico.

Em 2008, em 32 locais em todo o país, mais 946 toneladas de lixo eletrônico foram desviados dos aterros Nova Zelândia. Isto incluiu mais de 87.000 itens de informática como monitores, CPUs e impressoras.

Eday 2009 foi alargado para incluir 38 centros de Kaitaia para Invercargill e resultou em 976 toneladas de lixo eletrônico a ser desviados dos aterros. 16.432 carros de todo o país deixado mais de 83.000 itens de informática para serem reciclados.

Este ano, o curso técnico de Informática  do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), aderiu este projeto como uma ajuda para o meio ambiente e a conscientização dos alunos e da cidade. Assim também estamos coletando o lixo eletrônico de Ituiutaba e na semana do meio ambiente no IFTM, de 5 a 10 de junho, falaremos mais deste tão bem planejado projeto e mostraremos o quanto podemos ajudar o planeta a não se tornar descartável.











Powered By Blogger